musica

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Adoro túneis


Esta manhã estava indo para o centro da cidade em um confortável ônibus, desses que andam pela cidade, graças à coragem da Marta, quando ouço uma garotinha de uns cinco anos dizer para a mãe, que pouca atenção lhe deu, absorta que estava em trocar ideias com o marido. – "que pena que o túnel acabou!, queria passar de novo.- Amo túneis! – a coisa que mais amo na minha vida é túnel!"
Aquilo me chamou a atenção para um fato já por mim esquecido, que me ocorria também quando em idade tenra.
Desde pequeno me maravilhava por eles, e quando ia de bonde para o bairro de Pinheiros com meu saudoso Pai, passava pelo túnel nove de julho. Bárbaro!
Não sei se pelo meu tamanho pequeno, eu achava aquilo fantástico, mas, convenhamos, é de se admirar o homem fazer um túnel, não sendo tatu, minhoca nem formiga.
Vejam só quão maravilhosa é a matemática, através dos cálculos de uma obra de  engenharia,no posicionamento de astros e estrelas, nas maravilhosas notas musicais...
Quando meu pai me levava para aquele bairro distante, eu sempre lhe dizia: -Nós vamos de bonde? – quero passar pelo túnel!!
O tempo parou em um ciclo de hora intangível, pairamos por aqui por enquanto, todos absortos em pequenas nulidades, somos tolos!
Mas apesar de nossa tolice, continuo a amar os túneis. Acostumado ao túnel lindo e imenso da via Anchieta, lembro-me da minha surpresa da  primeira vez que me deparei com o túnel da Imigrantes! Nossa! Pensei – como foi que o homem conseguiu chegar a isso?
Cheguei a ficar com falta de ar, tamanha a demora da travessia....acho que sou meio claustofóbico. 
Fico me imaginando uma formiga...quantos caminhos escuros, quantas curvas, quantas raízes e predadores de toda a espécie. Chego a ter pena delas, pobrezinhas.
E as minhocas? Bárbaro, navegando em linhas curvas, retilíneas, oblíquas, traçando retas, quadrados, criando ângulos de todos os graus. E tudo em nome do prazer e da diversão.
Sinto-me triste quando vejo pescadores carregando minhocas no cesto de pesca, ainda vivas! E elas, com um restinho de esperança de que o homem de chapéu engraçado as liberte!
Deve ser ruim pacas virar comida de peixe. Ainda mais quando por perto de seu habitat não existem  peixes!!
Mas apesar de tudo adoro túneis e adoraria muito ver um de meus filhos como um grande engenheiro, construindo túneis, ainda que em nome do pseudo-progresso!
Como deve ser lindo o túnel da via Láctea! Quantas curvas, quantas cores, quanta vida!!
Sei que passei por inúmeros túneis, na rodovia Castelo Branco, na descida de serra para Curitiba,em linhas férreas, túnel Airton Senna, túnel Maluf, e sei lá quantos mais.
Não sei se meu pai está ciente ou não destas maravilhas construídas pelo homem moderno, nem sei se as aprovaria, mas o que sei é que continuo adorando túneis, sejam de que tamanho forem e  que grau de luminosidade gerem.
Acho que como a garotinha, também posso dizer – Amo Túneis!
                                                                               Dez/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário